quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONDICIONADOR LIMPA OS CABELOS

Olá Crescheadas,



Hoje eu vim falar de um assunto que muitas cacheadas/crespas tem dúvidas mas não tem a quem perguntar: co-wash. Afinal pode ou não pode lavar cabelo com condicionador? Condicionador tem mesmo o poder de lavar os cabelos? Se eu lavar meu cabelo com condicionador vou ter caspa? Quem pode fazer essa técnica? Nossa são muitas perguntas né... vou tentar responder ao máximo de perguntas que conseguir sempre usando meus conhecimentos científicos como farmacêutica e meus conhecimentos práticos como praticante de low poo e cacheada.

Primeiramente a definição de co-wash é a utilização do condicionador como agente de limpeza dos cabelos no lugar do shampoo. É uma técnica muito praticada por cacheadas/crespas que possuem cabelos naturalmente ressecados ou com frizz. Originado nos Estados Unidos país de clima frio onde ganhou grande repercussão após a criação das técnicas de no poo e low poo.

Sulfatos e suas funções 



Os sulfatos presentes nos shampoos são chamados de tensoativos ou agentes surfactantes e tem como função influenciar o contato entre dois líquidos diferentes. Eles possuem uma parte da molécula solúvel em água e a outra não. Por isso são altamente empregados na fabricação de shampoos, condicionadores, detergentes, sabões e outros, pois tem a capacidade de se ligar a óleos/gorduras presentes no cabelo, alimentos etc. e fazer com que essas gorduras se emulsifiquem com a água favorecendo assim a retirada dessas impurezas dos objetos/cabelo pela água.

Esses sulfatos podem ser aniônicos, catiônicos ou neutros. O shampoo possui sulfatos aniônicos assim como os detergentes e sabões. Assim, quando uma pessoa utiliza o shampoo, seu cabelo fica eletrostaticamente carregado, em razão da repulsão entre as moléculas negativas carregadas, aderidas ao cabelo. Os fios carregados negativamente repelem-se, embaraçando-se uns nos outros e adquirindo um aspecto áspero e arrepiado. Já os condicionadores possuem agentes catiônicos por isso sugere-se sua utilização após o uso do shampoo a fim de neutralizar  as cargas negativas depositadas nos cabelos pelo xampu, diminuindo a repulsão entre os fios. Esses íons carregados positivamente aderem aos fios (e também aos tecidos), formando uma camada uniforme que tem forte atração pela água. É por isso que os fios ficam mais úmidos, reduzindo a fricção dos fios, tornando-os mais fáceis de pentear. Os tensoativos catiônicos também possuem grande afinidade com a queratina dos fios do cabelo, tornando-os mais macios e brilhosos.
A molécula de um condicionador não possui sua parte apolar, ou seja, tem menor afinidade por óleos e gorduras por isso recomenda-se o uso de shampoos para retirada dessas sujidades em primeira estância. Porém os shampoos normais possuem uma quantidade exagerada de tensoativos (sulfatos) o que acaba por ressecar demais os fios principalmente das pessoas que tem cabelos crespos, cacheados e com tinturas/mechas. Os cabelos crespos/cacheados produzem pouca quantidade de sebo natural e este sebo não consegue lubrificar os fios de cabelo, devido ao formato espiral dos cachos e devido a grande quantidade de fios de cabelo também. Daí a importância de se usar um produto que limpe os fios mas sem retirar a sua oleosidade. Surge-se a idéia de limpar os fios com condicionador.


O condicionador é excelente para limpar os fios cacheados porque limpam os cabelos sem retirar oleosidade dos fios. Eles possuem os agentes catiônicos (ex.: cetrimonium chloride) que são antibacterianos promovendo assim a limpeza dos fios. Outro fato curioso é que o ato de esfregar o couro cabeludo é que é o responsável, em maior parte, pela limpeza dos cabelos (lembre-se de massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos e não com as unhas), retirando restos de produtos e sujeiras. 

Muitas pessoas também pensam que o responsável pela limpeza dos fios do cabelo é a espuma dos shampoos. ERRADO. A espuma não é significado de limpeza. Quanto mais espuma um shampoo faz, mas sulfato ele tem portanto mais oleosidade ele vai retirar dos fios e mais ressecado seu cabelo vai ficar. Um shampoo para produzir uma espuma densa e abundante, requer o uso de tensoativos em concentração muito maior do que a necessária para a limpeza do couro cabeludo e do cabelo.

Para quem faz o co-wash é importante seguir a técnica no poo ou low poo, sendo que este último não pode ter muitos silicones nas composições dos produtos usados. O condicionador usado para co-wash também não pode ter silicones para evitar acúmulo de substâncias no couro cabeludo. Para quem pratica low poo recomendo o uso de shampoo sem sulfatos, ao menos de 15 em 15 dias para evitar acúmulos de impurezas e quem faz no poo recomendo o uso de soluções de bicarbonato de sódio, vinagre ou limão a cada quinzena ou 1x por mês sendo que estes irão funcionar como anti-resíduos para os cabelos sem ressecar os fios. Para quem já possui cabelos naturalmente oleosos não recomendo a prática do co-wash pode ocasionar acúmulo de produtos e caspa. No verão também recomendo que se intercale a cada 1 lavagem o uso do shampoo sem sulfato e no caso do no poo use algum agente anti-resíduo (já citado acima) 1x por semana ou a cada 2 lavagens. Se pratica exercícios recomendo a lavagem com shampoo sem sulfato 1x por semana.

Alguns condicionadores, já usados por mim, que limpam os cabelos e que possuem baixo custo: Yamasterol branco, suave coco e surya morango e buriti.






















2 comentários:

  1. estou na 2 segunda semana fazendo co-wash e estou muito feliz pois me dei bem de cara.não largo nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb gosto muito Viviane, faz um bem enorme aos nossos cabelos bjuxx e obrigada por comentar.

      Excluir