MINHA HISTÓRIA

Ola Crescheadas,

Desde muito cedo passei a relaxar meu cabelo. Aliás, dos tempos de infância só me lembro de ter cabelo relaxado. Não sei bem ao certo com quantos anos comecei a fazer relaxamento. O produto que utilizava na época era Wellachique (fedia muito), a base de amônia (não me recordo da existência da guanidina na época). Lembro que após usá-lo escovava o cabelo e depois colocava bobes.


Meu cabelo nessa época era comprido, mais ou menos tinha comprimento na cintura. Não tinha o costume de usar cabelo solto não, apenas quando estava molhado; após secar prendia novamente num rabo de cavalo. Não sabia cuidar do meu cabelo, nem finaliza-lo. Passava creme nele todo de uma vez, não dividia o creme por mechas não, aí ficava partes do cabelo cheio de creme e outras sem nada que se armavam formando um triangulo invertido. A raiz do cabelo também tinha que ser lisa. O único corte que existia na época para cabelos cacheados era o corte V.
Fui crescendo e então descobri a guanidina. Não me recordo ao certo quando comecei a usar guanidina, mas lembro que foi o maior achado daquela época (e até hoje muitas pessoas ainda usam) porque deixava o cabelo bem lisinho (a raiz do cabelo grudada no couro cabeludo) e o melhor de tudo não era fedorento (uuhu).

Com o tempo meu cabelo foi alisando muito e as pontas ficaram espigadas. Não conseguia mais deixar meu cabelo secar naturalmente; sempre que lavava o cabelo tinha que escovar. Até então, não tinha o costume de hidratar os cabelos.

No terceiro ano do colegial fui morar em Vitória - ES. Neste tempo comecei a fazer escova progressiva no cabelo. Nas duas primeiras aplicações o cabelo ficou lindo, mas depois as pontas começaram a ficar hiper espigadas e nem escovando ficava bonito ( relaxava com guanidina e depois fazia escova progressiva). Não hidratava o cabelo ainda, e mesmo relaxado, não tinha coragem de usar o cabelo solto no dia a dia (só soltava o cabelo quando ia numa festa e olhe lá). Após a terceira progressiva o cabelo começou a ficar feio então decidi parar de fazer. Esperei 6 meses para voltar a relaxar com amônia.

Dessa vez, aí sim aprendi a importância de cuidar do cabelo. Comecei a investir em produtos profissionais (L'oreal) e meu cabelo foi voltando a cachear de novo. Meu cabelo estava muito bonito naquela época, mais ainda não sabia como valorizar sua beleza natural, seu volume...ainda não me aceitava como cacheada.

Nessa época decidi fazer mechas no meu cabelo e foi aí que meu cabelo quebrou todo na parte da frente. Ainda não usava o cabelo seco solto e prender no rabo de cavalo foi ficando difícil devido aos ''toquinhos'' de cabelo que ia crescendo e ficavam super arrepiados. Foi a partir dessa queda que decidi parar de alisar o cabelo e somente hidratar. No começo ia toda semana no salão hidratar e cauterizar o cabelo. Fiquei quase 2 anos com o cabelo em transição. Passei a fazer a nanoqueratinização da tânagra (perfeito), me ajudou muito na minha transição inclusive quando queria que a escova durasse toda a noite como no caso da minha formatura. Gastei muito dinheiro na época, mas foi bom porque aprendi a cuidar do meu cabelo. Eu passei a maior parte da minha transição com o cabelo escovado, assim conseguia disfarçar mais as diferenças de textura. Não pranchava; só escovava.



                       

Quando estava na pós-graduação conheci o salão Beleza Natural. Fiz o relaxante e consegui tirar quase toda a química (progressiva, guanidina e amônia) do cabelo com o primeiro corte que fiz lá. Na segunda ida ao BN consegui tirar o restinho dos outros relaxamentos. Fiz relaxante BN três vezes e então resolvi não fazer mais, pois já estava morando no interior da Bahia e teria que ir a Vitória a cada 3 meses (não fazia todo mês não) para relaxar o cabelo. Ficou contramão; aí desisti. Como não tinha muita diferença da parte relaxada para a natural, essa transição foi muito mais fácil. No BN aprendi a passar os finalizadores no cabelo e vi que tinha varias possibilidades de corte para cabelos crespos e cacheados. Entretanto, continuava muito difícil conseguir lidar com o cabelo cacheado  pois eu tinha que molhar meu cabelo todos os dias se quisesse sair com ele solto e bonito. Algumas vezes conseguia sair com ele seco e solto, mas na maioria das vezes saia com ele molhado.



Passado um ano sem fazer BN decidi fazer luzes de novo no cabelo. Dessa vez não quebrou, mas foi difícil atingir o tom desejado devido a resquícios (do meio para as pontas) do relaxante do BN. Ao descolorir essas partes o cabelo ficava rosa. Fui cortando o cabelo até tirar toda a parte rosa do cabelo. Neste tempo passei a escovar muito o cabelo devido as mechas, mas a escova rapidamente se desfazia por causa do cabelo natural então decidi passar escova progressiva sem formol (glamour da Cadiveu) só na parte da frente e atrás no cabelo (partes que mais suam e acabam por desfazer a escova primeiro), mas me arrependi mais uma vez. Meu cabelo alisou completamente nessas partes e não cacheou mais.



Hoje meu cabelo ainda tem um pouco dessas partes alisadas, mas o resto do cabelo está todo natural. Desde 2011 não faço mais química transformadora no cabelo, só faço as mechas. Então decidi pesquisar mais a respeito de cabelos crespos/cacheados afim de eu mesma conseguir cuidar do meu cabelo. Aprendi o segredo da fitagem, as maravilhas do low poo e agora não penso e não quero nunca mais alisar meu cabelo. Minha família que no começo me criticavam muito por causa do cabelo hoje não me deixam mais relaxar o cabelo. Eles ficam impressionados com os meus cachinhos...acham lindos.




Aprendi a me amar e amar o meu cabelo; aceitar ele do jeito que ele é com frizz, fio grosso, com volume... Aprendi a valorizar a beleza natural dele e a me aceitar do jeito que eu sou. Hoje uso meu cabelo mais solto do que preso. Tenho day afters (coisa que pra mim não existia para cabelos cacheados). Hoje eu sou feliz e adoro meu cabelo!!!!


EU AMO CACHOS
EU AMO VOLUME
EU AMO MEU CABELO
EU ME AMO
EU ME ACEITO DO JEITO QUE EU SOU!!!!


Um comentário:

  1. Linda sua historia!!Parecida com a minha!!É isso temos que nos aceitar, nos amar!!Seu cabelo esta muito lindo!!!Parabéns!!!!bjo

    ResponderExcluir