quinta-feira, 4 de julho de 2013

DICIONÁRIO DAS CACHEADAS



Olá crescheadas,


No mundo virtual das cacheadas existe algumas expressões e siglas que muitas vezes acabam por confundir quem entra pela primeira vez em um blog ou grupo do facebook dedicado a cabelos crespos/cacheados. Pensando nisso, decidi fazer um pequeno dicionário, tentando explicar o significado de algumas expressões utilizadas nesses meios de comunicação e espero que sirva de auxílio para todas as interessadas.

  • BC ou big chop - é o grande corte, ou seja, quando se retira toda a parte da química do cabelo de uma vez.

  • transição - período de tempo compreendido entre seu último relaxamento até o dia em que seu cabelo estiver todo natural, sem relaxamento. Momento mais crítico, quando se decidi deixar o cabelo natural. Neste período ocorre muitas desistências. 


  • no poo - rotina seguida por algumas crescheadas que visa a não utilização do shampoo como método de limpeza, utilizando-se de outros artifícios como condicionadores ou bicarbonato, ou limão, ou vinagre e etc. Pelo fato de não se utilizar shampoo deve-se utilizar produtos sem a presencia de silicones insolúveis em água. (falarei mais desse silicones em outro post)

  • low poo - rotina seguida por algumas cacheadas que visa a utilização de shampoo sem sulfato ou seja, shampoo que não faz espuma.Também tem-se que utilizar produtos específicos, sem silicones insolúveis e sem petrolatos/derivados do petróleo. Eu sigo esta rotina, por ser mais fácil de achar os produtos e aconselho a todos que sofrem de ressecamento nos cabelos.

  • co-wash - método que se utiliza o condicionador para fazer a limpeza do cabelo no lugar do shampoo. Usado por quem faz no/low poo. Pode-se batizar o condicionador com anfóteros - cocobetaíne - para aumentar o poder de limpeza.

  • fitagem - método de finalização do cabelo cacheado. Consiste em passar o creme de pentear, mousse ou gel, mecha a mecha no cabelo fazendo fitas no cabelo. Essas fitas podem ser feitas com o auxilio dos dedos ou com escovas específicas para isso exemplo: escova denman ou avon.


  • day after - é o dia seguinte ao dia em que você lavou o cabelo, ou seja, é um dia em que você não vai lavar seu cabelo. Neste dia você pode arrumar o cabelo, mas sem lavá-lo novamente.

  • ov ou óleo vegetal - óleo 100% vegetal ou seja sem a presença de parafina ou óleo mineral na sua composição

  • oe ou óleo essencial - mistura de substancias voláteis extraídos de plantas. Muito usado nas industrias de cosméticos e muito utilizado como conservante, antifúngico e essência em algumas preparações caseiras da cacheadas.

  • eg ou extratos glicólicos - e uma formula concentrada do ativo principal. Muito utilizado na industria cosmética.

  • Cronograma Capilar - é uma maneira de organizar os tratamentos feitos no cabelo. É dividido em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Consiste em separar as  máscaras capilares de acordo a sua composição em hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma tem o momento certo de usar, pois uma fase depende da outra, a ordem depende do estado do cabelo.

  • Enluvar - aplicar o creme mecha a mecha massageando os fios do cabelo como se estivesse subindo numa corda. Não precisa puxar o cabelo, e com carinho rsrs. Esse processo faz com que os princípios ativos do creme penetre na fibra capilar.



  • LN /Liga neutra - pó usado na mistura do sorvete. Dissolvendo-se uma colher em  100ml  de água tem-se um gel muito bom que define , segura e diminui o frizz. Cuidado com o uso sozinho, sem creme antes, pois pode com o tempo ressecar os fios.

  • Potencializar/ batizar - Adicionar ampolas de tratamento, queratinas ou óleos vegetais em produtos que para você é fraco como um condicionador/ leave in.

  • Tipos de fios 2a/b/c - 3a/b/c - 4a/b/c - Classificação dos cachos que vai dos mais abertos aos mais fechadinhos, essa classificação ajuda muito na hora de comprar produtos e fazer tratamentos.


  • Twist - out ou torção - Técnica de torção de mechas com cremes ou óleos vegetais em cabelos úmidos  para mudança de textura dos fios



  • Umectação - Selar/hidratar/nutrir os fios com óleos vegetais. Pode ser feito com o cabelo sujo ou uma hora antes de lavar;  antes de dormir e assim tirar pela manha ou com os cabelos lavados apenas com shampoo  aplica-se o óleo deixa um tempo e depois por cima aplica o creme de hidratação. Para cabelos secos, ressecados, com frizz. É o famoso banho de óleo.

  • Vitamina T = Tesoura


XOXO














 




4 comentários:

  1. Olá Nathalie!!estou com uma duvida, veja se pode me ajudar, onde encontro shampoo que não faz espuma??Quais marcas e linhas??Lavar o cabelo com condicionador pra que??Lava mesmo? Qual condicionador usar??muito obrigado!!Qualquer coisa to la no face,beijos

    https://www.facebook.com/lennyxavierlopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o shampoo que nao faz espuma é o que nao tem sulfato. Eu estou usando o da lunablu no momento e é muito bom (eu compro pelo site da propria empresa).Nos mercados tem alguns shampoos infantis e tem o bioderme oroargan e monoi que tb sao sem sulfatos (tem que olhar a composição - ver post sobre low poo parte 2 onde falo os componentes que não pode ter nos shampoos). eu lavo o cabelo com condicionador 1x por semana (uso suave de coco) porque previne o frizz (meu cabelo tem muito frizz) e facilita a lubrificação natural do cabelo chegue ate as pontas do cabelo. Pq o shampoo msm sendo sem sulfatos agressores, esses shampoos possuem substancias que limpam o cabelo e acabam retirando parte da oleosidade e ja com o condicionador isso nao ocorre, ele limpa sem agredir o fio. o condicionador lava muito bem, mas você nao pode usar muitos produtos com silicones insolúveis em água (dá uma olhada no post low poo parte 2). O condicionador nao consegue retirar os residuos desses silicones. espero ter te ajudado qq duvida me fala.bjuxx

      Excluir
  2. Nathalie, muito obrigado pelas informações!!O seu blog tem ajudado muito no esclarecimento das minhas duvidas,muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir