segunda-feira, 15 de julho de 2013

NO/LOW POO ATUALIZADOS - PARTE 1

Olá Crescheadas,


Não era do meu interesse escrever sobre no/low poo aqui no blog, tendo em vista que já existem vários post na internet sobre o tema, achei que seria redundante tal fato. Entretanto, ao conferir tais postagens, notei algo importante: todos os post sobre este assunto datam de anos anteriores à 2013, sendo que o mais atualizado é do ano passado. Devido às rápidas mudanças no mundo dos cosméticos e também de nossas opiniões, em consequencia da internet, achei interessante dá uma explicada geral sobre este assunto, tendo em vista também, que nas páginas de grupos de cacheadas e crespas do facebook ainda aparecem muitas dúvidas sobre no/low poo atualizados. Este post sobre o no/low poo atualizados será dividido em dois sendo que no primeiro explicarei os  métodos em separado e darei dicas de alguns produtos e na segunda parte escreverei sobre quem pode fazer e postarei a lista de produtos proibidos atualizada.

NO POO
O conceito de no poo advém da não utilização de shampoo para efetuar a limpeza dos fios do cabelo, sendo necessária a utlização de condicionadores livres de silicones e óleo mineral e outros derivados de petróleo para efetuar tal limpeza. É um método utilizado, principalmente, por pessoas que possuam cabelos extremamente secos e fragilizados que ressecam muito ao entrar em contato com os agentes surfactantes presentes nos shampoos. É um método mais difícil de seguir, tendo em vista que no Brasil existem poucos produtos com formulação livre de pretolatos e silicones. É indicado para cabelos que variam de 3c ao tipo 4.
Quando se faz necessário uma limpeza mais profunda nos fios, pode ser usada uma solução de bicarbonato de sódio ou fermento químico (aquele usado em preparação de bolo) na proporção de 1 colher de chá de bicarbonato ou fermento para 1 copo pequeno de água. Essa solução funciona como anti-resíduos. Ou ainda pode-se misturar o condicionador com limão ou vinagre de maçã na mesma proporção citada anteriormente.

Sugestões de produtos:
- Shampoo vegetal sal da terra (feito a base de óleos)
- condicionador paixão de manteiga de karité, suave de coco, yamasterol
- hidratação: yamasterol
- nutrição: óleo 100% vegetal ou manteiga vegetal, mel ,yamasterol 
- leave-in: idem condicionador
- finalizador: gel deva ou gel ecostyler









LOW POO
É o método que consiste no uso espaçado ou reduzido do shampoo nos cabelos, passando este a ser aplicado 1x por semana ou a cada 15 dias. O shampoo utilizados neste método também é diferenciado dos shampoos convencionais; usa-se o shampoo sem sulfato, ou seja, o shampoo que faz pouca ou nenhuma espuma. Nos demais dias após a lavagem com shampoo, utiliza-se o condicionador para lavar os fios (igual ao método no poo). Este processo é denominado co-wash, que nada mais é do que substituir o shampoo pelo condicionador na lavagem tradicional. Para realizar um bom co-wash é primordial que  o condicionador utilizado não contenha silicones e que não tenha derivados de petróleo na sua composição para evitar possíveis irritações ou coceiras no couro cabeludo.

Neste método pode-se utilizar silicones, desde que no shampoo utilizado contenha em sua composição um ingrediente chamado COCOAMIDOPROPIL BETAÍNA, que nada mais é do que um agente de limpeza que substitui o sulfato presente nos shampoos normais e que agride menso o fio. O uso de derivados de petróleo está suspenso neste método também, já que este componente não consegue sozinho retirar estes resíduos do fio de cabelo.

Pode-se também adicionar o cocoamidopropil betaína no condicionador de co-wash e proceder a lavagem do cabelo normalmente. Este procedimento é muito utilizado pelas cacheadas praticantes desse método e seu uso deve ser na proporção de 6mL do anfótero (1 colher de chá) para cada 200mL de condicionador. Esse ingrediente pode ser encontrado para venda em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Eu sou praticante do low poo atualmente, pois tem maior variedade de produtos no mercado nacional e meu cabelo tem se adptado muito bem a essa rotina. Posso dizer que meu cabelo mudou muito desde que eu comecei essa técnica, ficou bem mais fácil de controlar (estilizar/definir), menos ressecado, a tintura/mechas desbota menos, os cachos ficam mais definidos e bonitos, diminui drasticamente o frizz do cabelo...emfim, possui uma série de benefícios, inclusive financeiro, já que diminui minhas idas ao salão de beleza já que consigo cuidar do meu cabelo em casa. Hoje em dia, só vou ao salão para cortar ou fazer as mechas no meu cabelo. Outra vantagem é que meus gastos com produtos caros de cabelo diminuíram bastante; nas minhas hidratações e nutrições só uso produtos de mercado e deixo para investir mais em produtos de reconstrução (devido as mechas) e alguns finalizadores.

Sugestões de produtos:
- shampoo no poo Deva ou matificante de Charis ou shampoo reconstrução da Lunablu
- condicionador: idem aos de no poo e acidificante da NPPE
- hidratação: manteiga de karité e tutano da griffus
- nutrição: cabelos cacheados Secrets professional com algum óleo vegetal ou manteiga vegetal ( aproximadamente 4 colheres da máscara e 1-2 colheres do óleo)
- reconstrução: deep conditioner da Oiudad e absolut repair da Loreal
- leave in: creme de estilização da deva (importado), mesmos condicionadores do no poo (exceto yamasterol), creme intensivo da lunablu, condicionador linha ekos Natura
- finalizador: ecogel, queratan, mousse valorize da Amend



                   


blogs consultados:







Nenhum comentário:

Postar um comentário